Temporada de Inverno em Santiago/Chile – 2025
Quando neva em Santiago?
A temporada de inverno no Chile ocorre de julho ao final de agosto, mas em alguns anos atípicos como 2024 os parques anteciparam o funcionamento para junho e e estendeu até meados de setembro isso por conta do grande volume de neve.. mas para você que quer ir ao Chile para conhecer a neve recomendo que vá do início de julho até o dia 20 de agosto.
Nós havíamos programado nossa viagem para meados de julho mas por motivos de saúde tivemos que adiar e fomos somente no finalzinho de agosto de 2024, ainda havia neve mas estava bem no final da temporada. Vejam nas fotos abaixo como o nível de neve já estava baixo nos parques.
Quais os melhores passeios de neve em Santiago?
Primeiramente cabe reforçar que os parques não ficam na cidade de Santiago, mas aos redores. Os parques de neve mais famosos são: Valle Nevado, Farellones, Portillo, La Parva e El Colorado.
A estação mais próxima é a El Colorado que fica há 40km de Santiago e é uma excelente opção para quem vai esquiar pela primeira vez, já que possui muitas pistas largas e pouco íngremes indicadas para iniciantes. Além disso, ela é bem menos badalada e famosa do que a mais popular que é o Valle Nevado, portanto fica em tese mais vazia.
O Valle Nevado possui várias modalidades de pistas também, mas em menor quantidade para iniciantes do que a El Colorado. Nós escolhemos o Valle Nevado pois não fizemos aulas de ski, gostamos bastante pois tinha um bar com música, cafeteria e lanchonete.
Para quem vai com crianças super indico o Parque Farellones que é uma espécie de parque de diversões na neve. Tem vários brinquedos legais, além do teleférico. No Farellone é possível fazer aulas de Ski também, só recomendo caso você queira esquiar e não vá em mais nenhum parque, do contrário acredito que seja melhor investir o tempo lá em outros brinquedos.
Além dos passeios de neve, o que fazer em Santiago?
Santiago é uma cidade super moderna e linda, vale a pena tirar pelo menos um dia para passear pelo bairro Providência, Parque Bicentenário e o Shopping Costanera.
Considero imperdível passear pelo Parque Metropolitano de Santiago, onde estão o Cerro San Cristóbal, os famosos teleférico e o funicular.
Você pode optar por subir de funicular através da praça Pio Nono (bairro BellaVista) e descer de teleférico ou o caminho inverso.
Nós fomos próximos ao horário do almoço então almoçamos no Cerro San Cristobal que tem acesso através da Rua Pedro de Valdivia num restaurante chamado Divertimento Chileno, gostamos muito do restaurante. Após o almoço fomos até a bilheteria e dali subimos de Teléferico.
No alto do Cerro San Cristóbal você terá uma vista linda de Santiago, e se for inverno, verá a Cordilheira dos Andes branquinha de neve. O percurso é bem grande, com várias escadarias e no meio do caminho tem a opção de ir ao Zoológico.
Os valores dependem do dia da semana e dos pontos de partida, mas a média é a partir de 2.000 pesos por pessoa. A viagem de ida e volta (Oasis-Tupahue-Cumbre) custa em torno de 3.650 pesos de terça a sexta e 4.380 aos sábados.
Outro passeio que fizemos foi o que vai para a Mística cidade de Valparaíso e Vina Del Mar. As duas cidades são bem legais pra conhecer mas se prepare para caminhar bastante.
Além desses, caso você goste de mergulhar um pouco mais na parte histórica e cultural de Santiago super recomendo que faça um City Tour guiado, é impossível a gente fazer por conta e ter a riqueza de informações que o Guia nos passa. Nós gostamos bastante.
Quais vinícolas visitar em Santiago?
Mesmo que você não curta tanto vinhos, ir para Santiago merece pelo menos uma visita até uma vinícola. São dezenas de opções, sendo a mais famosa e “turistona” a Concha y Toro.
A Undurraga é muito elogiada pela qualidade do Tour e tradição, ela foi fundada em 1885 e é uma das vinícolas mais antigas de Santiago.
Já a vinícola El principal, fica localizada aos pés da Cordilheira dos Andes o que garante paisagens lindas e super recomendo a visita no pôr do sol.
Onde se hospedar em Santiago?
Sem dúvidas os melhores bairros para se hospedar em Santiago são: providência e Las Condes onde você estará perto de inúmeros restaurantes, shoppings e não terá dificuldade de chamar Uber para se locomover (apesar de não ser legalizado a Uber funciona bem em Santiago, mas em alguns bairros eles costumam não ir).
Para quem quer economizar o Centro e o bairro Bellavista podem ser boas pedidas mas evite caminhar a noite pelas ruas.
Vale a pena conhecer Santiago no Inverno?
Sem dúvidas, Santiago merece e justifica o fato de ser um dos destinos mais procurados pelos brasileiros para curtir a temporada de inverno. Em uma única viagem você vai curtir a linda cidade com clima europeu, parques de neve, degustar bons vinhos, conhecer cidades históricas do Chile e admirar lindas e únicas paisagens. Nós já estivemos por lá duas vezes, uma na temporada de inverno e outra na primavera e foram experiências incríveis.
Se você está programando sua viagem para Santiago, pode contar com nossa assessoria na escolha das hospedagens, pacotes de viagem completos e roteiro. Basta nos chamar em nosso WhatsApp para solicitar um orçamento.